O Guia Completo de SEO

Neste artigo, nosso time dedicou o seu tempo e energia para separar as melhores dicas de SEO para o seu site. Compilamos as informações mais importantes para que você possa colocá-las em prática e garantir que seu site esteja caminhando de forma assertiva para o topo do Google. E para começar com o pé direito, vamos deixar claro:

O que é SEO e por que ele é tão importante?

Se você tem um negócio e quer que ele seja encontrado no Google, precisa aprender sobre SEO (Search Engine Optimization). SEO nada mais é do que um conjunto de práticas que ajudam seu site a aparecer nas primeiras posições, atraindo mais clientes e consequentemente aumentando o número de vendas.

Para facilitar o seu entendimento, imagine que você tem um restaurante italiano e alguém busca no Google “melhor restaurante italiano perto de mim”. Se o seu site não estiver otimizado para SEO, seu possível cliente não vai encontrar o seu restaurante nesta pesquisa e isso faz com que sua empresa perca os melhores clientes, aqueles que já estão prontos para comprar.

Por isso, aprender sobre SEO é essencial para qualquer empresário que deseja crescer no digital.

Agora que você já sabe o que é SEO e por que ele é tão importante, vamos aprofundar um pouco mais nos tipos de SEO existentes. Mas fique tranquilo, nosso time se preocupou em explicar para você da forma mais simples possível e caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo nosso WhatsApp. Será um prazer ajudá-lo!


SEO On Page vs. SEO Off Page – Qual a Diferença?

Existem diversas estratégias de SEO, mas antes de aplicá-las, é fundamental entender a diferença entre SEO On Page e Off Page, pois cada uma delas tem um papel essencial no ranqueamento.

  • SEO On Page: Melhorias feitas dentro do seu próprio site.
  • SEO Off Page: Estratégias externas que aumentam a autoridade do seu site.

Exemplo prático: Imagine que você tem um e-commerce onde vende roupas, dentro dele você pode tomar ações que te ajudem a ranquear o seu site, como por exemplo:

  • SEO On Page: Criar descrições detalhadas para os produtos, adicionar palavras-chave como ‘camiseta de algodão masculina’ e até mesmo melhorar a velocidade de carregamento da página.
  • SEO Off Page: Construir autoridade para o seu site através de backlinks em blogs, sites parceiros e menções em redes sociais.

Importante Destacar: Ambos são importantes, mas se o seu site não estiver otimizado internamente (On Page), o Off Page não trará grandes resultados. Sendo assim a nossa sugestão é: 

  • Faça primeiro o SEO On Page, tudo aquilo que está ao seu alcance. Depois procure fortalecer o SEO Off Page, aquilo que na maior parte das vezes irá depender de um terceiro. 

A melhor ferramenta de SEO On Page para Sites em WordPress

Se você criou o seu site em WordPress, o Yoast SEO é a melhor ferramenta para te auxiliar nas estratégias de SEO do seu site. Esta ferramenta é um plugin que pode ser instalado em seu site sem muitas dificuldades e se você ainda não tem o Yoast SEO instalado no seu WordPress, não se preocupe! Preparamos um vídeo rápido onde nosso CEO ensina passo a passo como instalar e configurar essa ferramenta essencial. Assista abaixo e aplique as configurações no seu site em poucos minutos.

Video

O Yoast SEO te ajuda a:

  • Utilizar de forma correta as palavras-chave.
  • Criar ou otimizar descrição de suas páginas.
  • Melhorar a legibilidade do texto.
  • Não esquecer de utilizar os links internos e externos.
  • Distribuir o seus títulos e subtitulos de forma correta, priorizando o uso da palavra chave ou termos relacionados.
  • Adicionar atributo Alt nas imagens da sua página.
  • Garantir uma densidade adequada para o uso da palavra-chave escolhida.

Como você pode ver, a ferramenta é bem completa e te ajuda a colocar as estratégias de SEO em prática através de um Checklis onde atualiza em tempo real e mostra na tela do seu computador os pontos que podem ser melhorados. 

Esta ferramenta também possui abas pouco exploradas, como por exemplo:

  • Sugestão de Links Internos: Que consiste em buscar páginas do seu site que possuem assuntos semelhantes a página que está ajustando. Com o foco de sugerir possíveis links internos para utilizar em sua página.
  • Insights: Que mostra em formato de Ranking as palavras que mais se repetem em seus post ou páginas, dando uma visão clara de quais são as palavras que o Google mais indentifica no seu site e automaticamente quais conteúdos têm maior probabilidade de ranquear

Agora que você aprendeu sobre SEO, que tal aplicar essas estratégias no seu negócio? Leia nossos artigos sobre SEO para Blogs, Páginas de Vendas e Google Maps e leve seu site para o topo das pesquisas!

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