Já se perguntou o que é gestão de tráfego?
Saiba que é um ponto de grande importância se a sua empresa está interessada em conquistar maior audiência e vender mais.
A gestão de tráfego é realizada a partir de algumas estratégias diferenciadas pelo tipo de tráfego a ser gerenciado e os objetivos a serem alcançados.
Veja nesse artigo para que serve a gestão de tráfego em seu site. Conheça as estratégias para realizar essa gestão, obter bons resultados e fortalecer a sua marca.
Como é a gestão de tráfego
Primeiro, vamos esclarecer que tráfego é a movimentação de visitantes nos canais digitais que você utiliza para divulgar a sua marca. Nesse sentido, pode ser nas redes sociais, canal do YouTube, website ou loja virtual.
Logo, quanto maior o acesso de pessoas aos seus canais, maior é o tráfego que você obtém. Desse modo, você será visto e encontrado na internet com muito mais facilidade.
Já a gestão de tráfego é o ponto chave de todo site, pois é em função do objetivo de obter tráfego, ou seja, a atenção do usuário, que são realizadas:
- Ações estratégicas de marketing;
- Monitoramento da concorrência;
- Produção de conteúdo.
Para que serve a gestão de tráfego dos seus canais online
Para realizar uma gestão de tráfego dos seus canais online é preciso que tenha em mente os ganhos que obtém a partir desse processo, como:
- Alcançar um melhor posicionamento da marca;
- Conseguir maior engajamento dos clientes;
- Contar com uma maior geração de leads;
- Aumentar as vendas e o faturamento;
- Estabelecer relacionamentos com os clientes;
- Realizar a segmentação da audiência.
Conheça os tipos de tráfegos para aplicar em site ou blog
Uma boa gestão de tráfego começa com a observação de onde estão vindo os seus contatos. Assim sendo, você pode perguntar aos clientes no decorrer de um atendimento. No entanto, uma ferramenta que é muito utilizada, é o Google Analytics.
Utilizando essa ferramenta, é possível saber as regiões que estão gerando o seu tráfego. Além disso, você consegue saber também se vem das mídias sociais, do Google Ads ou de buscas orgânicas.
Para realizar uma boa gestão de tráfego, você precisa conhecer as estratégias disponíveis e quando utilizá-las. Por isso, vamos apresentar as mais importantes:
Tráfego orgânico por meio de SEO?
O Tráfego orgânico é aquele em que os visitantes acessam o seu site a partir de mecanismos de busca utilizando palavras-chave. Assim, realizaram uma pesquisa com:
- Termos do segmento mercado;
- Problemas que estão vivendo;
- Uma dúvida sobre um assunto ou produto.
O SEO, que é uma sigla de Search Engine Optimization, é uma forma de otimização de sites para o ranqueamento nas primeiras páginas de resultados dos mecanismos de busca. Nesse sentido, são boas práticas para geração dos conteúdos conforme o Google.
A importância de alcançar esse posicionamento está em aumentar a audiência e construir uma marca forte no mercado. Além disso, é uma forma de agregar valor ao seu site com a produção de conteúdos relevantes, únicos e com frequência.
Inclusive, deve ser entendido como um trabalho contínuo de produção de material relevante para manter uma boa posição no ranqueamento. Assim como, oferece uma audiência já segmentada e interessada no seu produto.
Apesar do tráfego orgânico ser gratuito, a gestão de tráfego requer investimentos em tempo e energia de forma significativa. Além disso, é preciso contar com o trabalho de especialistas, tais como:
- Redatores publicitários;
- Designers e programadores;
- Especialistas em SEO Marketing.
Tráfego pago nas plataformas de anúncios
A geração de tráfego por meio das plataformas pagas também é muito utilizado. Além disso, apresenta resultados mais rápidos do que o tráfego orgânico. Uma boa estratégia é combinar a utilização de tráfego pago e orgânico para o seu site ou blog.
Para obter bons resultados, você precisa criar uma campanha no Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads, LInkedlin Ads que faça uma correta segmentação do seu público alvo.
Além disso, com pouco tempo obtém um aumento de visitantes nas suas páginas ou landing pages. Pois, com o tráfego pago é a sua empresa que vai ao encontro do seu público em outras plataformas.
Desse modo, você pode desenvolver anúncios a partir das alternativas a seguir:
- Utilizar post patrocinados em uma das plataformas de anúncios, segmentando a partir do perfil do seu público-alvo;
- Investimento em palavras-chave relevantes para o seu negócio;
- Utilizando o patrocínio de vídeos de anúncios sobre o seu canal no YouTube Ads.
Outras formas de gerar tráfego para o seu site ou blog
Além das formas mais utilizadas para gestão de tráfego orgânico ou pago existem também algumas outras alternativas que podem ser trabalhadas, tais como:
Gerar tráfego utilizando tráfego de referência
Esse é utilizado como uma indicação para direcionar o usuário para outra página ao clicar no link. Assim, é uma das técnicas de SEO que é chamada de backlink.
De fato, o intuito é que uma página gere credibilidade para a outra ao mencioná-la. Desse modo, é possível utilizar para indicar para uma fonte de pesquisa com um conteúdo complementar.
Quando você utiliza o tráfego de referência também tem a opção de realizar parcerias com outros sites, desde que não sejam seus concorrentes. Além disso, é importante salientar que o site precisa ter relevância dentro dos critérios de ranqueamento do Google.
Quando seu site recebe links de relevância, o Google compreende que o seu site tem valor e atribui um melhor posicionamento a sua página. Por isso, você consegue maior visibilidade e autoridade para o seu negócio.
Gerar tráfego a partir do tráfego social
Essa é uma alternativa de compartilhamento de links nas redes sociais, por isso recebe o nome de tráfego social. De fato, ocorre um compartilhamento de links entre os usuários da rede social e o seu site.
Para que isso se torne possível, o seu site precisa se tornar uma referência em um determinado assunto. Desse modo, você alcança bons resultados e realiza a geração de leads. Por isso, você pode utilizar as seguintes opções:
- Elaborar post baseado nos artigos do seu blog e convidar as pessoas para leitura;
- Fazer a divulgação da sua landing page com iscas digitais do tipo e-book e infográficos.
Criação de tráfego com e-mail marketing
Essa forma é muito utilizada e consiste em enviar e-mail de conteúdo para o usuário. Desse modo, quando o usuário acessa o e-mail marketing, você sugere que ele clique no link para acessar o conteúdo em seu site.
Com isso você consegue gerar o tráfego desejado e obtém bons resultados na taxa de conversão. É importante esclarecer que isso acontece devido ao fato do usuário ao fazer a inscrição em seu site já tem algum interesse pelos seus serviços.
Obtenção de tráfego direto com visitantes com acesso pela barra de endereços
Essa é uma forma de obter tráfego que não é tão comum, pois não é usual digitar o nome do seu negócio na barra de endereço para te encontrar na internet. Desse modo, esse tipo de busca ocorre quando o usuário quer especificamente o seu produto.
Portanto, acabamos de esclarecer detalhadamente sobre a gestão de tráfego e como é importante para gerar audiência, fortalecer a marca e vender mais.
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