Ferramentas de Automação – Para Qualificação de Leads

Você sabia que as ferramentas de automação podem reduzir de forma significativa o tempo gasto da sua equipe de pré-vendas quando o assunto é qualificação de leads?

No mundo das vendas B2B, onde eficiência é sinônimo de resultado, a automação surge como uma aliada indispensável. Neste artigo, vamos explorar como usar a tecnologia para acelerar a qualificação de leads e aumentar sua taxa de conversão do seu funil de vendas.


Quais as ferramentas de automação que utilizamos para qualificar os leads?

Dentro da nossa Agência usamos algumas ferramentas de automação, mas vamos focar nas que possuem o melhor desempenho. As ferramentas de automação que mais ajudam nossa equipe de Pré-Vendas sem dúvidas são as ferramentas para abordar, organizar e analisar dados sobre potenciais clientes. Essas ferramentas garantem que os leads certos sejam priorizados, enquanto automatizam tarefas repetitivas como:

  • Envio de e-mails ou WhatsApp frios de forma personaliza.
  • Registro de interações no CRM, como uso de TAGS.
  • Follow-ups automáticos em leads inativos.

💡 Exemplo:
Imagine que sua equipe de Pré-vendas usa uma ferramenta como o Pipedrive ou RD Station. Você pode configurar gatilhos automáticos para agendar reuniões quando um lead responde a um e-mail, interage com seu site ou até mesmo quando o lead tomar um determinado grupo de ações desejadas, como assistir a um vídeo por mais de 5 minutos ou algo do tipo.

Também é possivel usar as ferramentas de automação para realizar a primeira interação de forma automatizada e personalizada, seja enviando mensagens via WhatsApp e E-mail ou até mesmo enviando Conexões via LinkedIn.

Essas ações economizam muito tempo da sua equipe de Pré-vendas, principalmente quando falamos do primeiro contato que é um número de tarefas elevado por dia. Geralmente variando entre 75 à 150 abordagens por dia.

Você já imaginou o seu time de Pré-Vendas não se preocupando com a abordagem e apenas dando a devida atenção ao Leads que levantaram a mão e demonstraram interesse?


Benefícios da automação no B2B

Além de economizar o tempo da sua equipe com as automações, você também pode:

  • Diminuir custos operacionais:
    Uma vez que grande parte das tarefas são feitas de forma automática, você pode rever a necessidade de um time de Pré-vendas robusto. Não é preciso mais do que 3 a 5 Pré-Vendedores com ferramentas de automação para ter um processo comercial efetivo dentro da sua empresa.
  • Aumentar o número de leads qualificados por dia:
    Quando levantamos uma lista de possíveis clientes, só vamos saber realmente quais são os clientes em potencial depois de entrar em contato. Separando aqueles que deram abertura para uma conversa sobre sua empresa daqueles que não demonstraram nenhum tipo de interesse no que você tem a oferecer. Um Pré-Vendedor comum pode abordar de 75 a 150 leads por dia, enquanto um Pré-Vendedor com uma ferramenta de automação pode abordar de 300 a 450 leads por dia, a depender claro da ferramenta e plataforma que está utilizando.
  • Previsibilidade e escalabilidade:
    Aaron Ross reforça que, para crescer de forma escalável, é necessário automatizar processos e padronizar a abordagem.

💡Dica extra:

Falando de abordagem, se você utiliza o LinkedIn Sales Navigator você poderá criar dentro dele a lista de possíveis clientes, identificando o tamanho da empresa, localização, segmento e até mesmo o decisor que deseja impactar. Porém você só poderá enviar cerca de 30 a 50 convites de conexões por dia para não correr o risco de ser bloqueado. Caso nunca tenha utilizado o LinkedIn para esse tipo de ação é importante que no começo envie no maximo 30 conexões por dia.

Agora se você compra ou possui uma lista de dados com o Nome e WhatsApp do seu publico alvo pode colocar de 2 a 3 Chips por Pré-Vendedor e fazer uma abordagem media de 150 contatos em cada chip por dia, totalizando uma média de 300 a 450 contatos diários.

Mas vale lembrar: Pré-Vendas não é apenas volume de tarefas, vale muito mais prospectar 30 Leads com potencial de compra por dia do que 450 Leads sem potencial de compra. Então se for realizar a prospecção fria via WhatsApp, certifique-se de realizar um bom trabalho de LDR antes, validando os contatos que deseja abordar e garantindo que a lista seja a melhor possivel. Caso contrario irá apenas demandar mais trabalho para sua equipe de Pré-Vendas e não terá um resultado expressivo.


Principais ferramentas de automação para qualificação de leads:

Existem varias ferramentas no mercado, mas vamos destacar as ferramentas que a nossa Agência utiliza. Caso queira utilizar outra ferramenta não tem nenhum problema, o importante é que você consiga automatizar o seu processo comercial, ganhando tempo para a sua equipe focar nas atividades que realmente importa.

  • Active Campaign: Ideal para abordar leads via E-mail, Whatsapp e até mesmo organizar o fluxo de tarefas da sua equipe, a depender claro no plano contratado. Para automatizar envio de mensagens via WhatsApp dentro do Active Campaign pode utilizar o PlugLead.
  • LinkedIn Sales Navigator: Ideal para prospecção B2B, fácil de encontrar os tomadores de decisão com um ambiente propicio a novos negócios, para automatizar o envio de Conexões, Follow-ups dentro do LinkedIn pode usar o Dux-soup.

Como integrar a automação no seu processo de vendas?

  1. Mapeie o funil de vendas:
    Identifique as etapas onde a automação pode trazer mais eficiência, como envio de propostas ou qualificação inicial.
  2. Invista em treinamento:
    Ensine sua equipe a usar as ferramentas de forma estratégica, combinando automação com toque humano.
  3. Acompanhe os resultados:
    Use relatórios para medir o impacto da automação na produtividade e nas taxas de conversão do seu time comercial.

Importante:

A automação não substitui o humano. Procure combinar o uso da tecnologia com uma abordagem consultiva para criar conexões reais com seus leads.


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