Você já sabe quais são as habilidades que sua equipe de vendas precisa ter?

Sendo vendedor ou em busca de um bom vendedor, com certeza pensar quais são as qualidades que um bom vendedor deve ter é algo inevitável. 

A princípio, grande parte das empresas prezam pelo bom currículo, que não é errado.

nele conseguimos informações sobre o histórico do profissional, onde trabalhou, por quanto tempo, quais cursos fez, em quais escolas, enfim. 

A experiência deste profissional está ali, porém em caixas de texto.

Mesmo que digam as qualidades dele, não são suficientes para definir e expressar de fato.

Agora pense, quando falamos de qualidade várias  vêm à cabeça, porém com a experiência em vendas e em nossas consultorias com nossos clientes encontramos  qualidades que se o vendedor tiver, o desenvolvimento, sucesso e oportunidades são as consequências. 

Um vendedor com comportamentos certos, com hábitos eficientes, é o vendedor que devemos procurar e a orientação que sua equipe precisa. 

Sua equipe de vendas agindo de  com liberdade, pensando como se fossem os proprietários do negócio, com uma rotina auto evolutiva e com o posicionamento de questionar e ouvir mais o cliente, do que falar sobre o produto que está oferecendo.  

Essas são as 3 qualidades, ou melhor, os 3 comportamentos que um bom vendedor costuma ter. 

Para que você que busca se aprimorar ainda mais e que entenda a fundo o como colocar esses 3 hábitos em prática, continue esta leitura pois contarei um caso de um de nossos clientes. 

EXEMPLO DA AGÊNCIA

A princípio, neste ano, tivemos o caso de um cliente que apresentou problemas com sua equipe de vendas. 

Em outras palavras, nossa agência desempenhava toda a parte estratégica marketing digital, realizamos ações como anúncios, estruturação de calendários de postagem e gestão de mídias sociais, gestão de tráfego, toda a elaboração do material gráfico e a construção de textos para publicações nas mídias sociais e também textos para o site do cliente. 

O trabalho que foi proposto por nossa agência foi realizado de uma maneira fantástica e muito profissional. Com todas essas ações chegamos a entregar um crescimento semanal de tráfego de clientes em sites e perfis sociais

Crescemos de 75% a 85% e um aumento em leads com interesse no produto de nosso cliente com o mesmo porcentual de crescimento. 

Com um cenário desses, vender passa a ser consequência, certo? 

Errado, mesmo que tenhamos uma ótima visita de navegadores, se a equipe de vendas não for capacitada, o aproveitamento desse lead se torna um déficit.

Foi o que aconteceu com nosso cliente. Entregamos uma excelente audiência, porém ela não foi tratada da maneira que deveria. 

Contudo, enxergando esta situação, nós, da Consultor de vendas decidimos em reunião com as áreas responsáveis elaborar uma consultoria de venda específica para esse Case.

Com a identificação da falta de tratativa adequada ao lead desenvolvemos uma apresentação e um treinamento aos vendedores com base nos 3 comportamentos.

HÁBITOS

Primeiramente, falávamos a respeito do hábito de liberdade de agir e pensar como dono do Negócio.

Quando o profissional se permite a pensar desta maneira, ele passa a ver de outra forma a importância de suas atividades. 

Tendo uma responsabilidade diferente, comprometimento e uma resiliência mais aflorada.

Assim, o vendedor consegue enxergar que, para ele ganhar mais e crescer, o negócio tem que ter resultados similares ao que ele busca. 

Quando apresentamos o primeiro pilar, muito da maneira de ver suas funções e a forma de tratar os leads gerados mudou para o vendedor. 

A apresentação do segundo hábito: mostramos a importância do profissional de vendas se auto desenvolver em seu dia a dia.

É importante manter rotinas de estudar assuntos que o aprimorem suas vendas.

Além de buscar investir em si mesmo e não esperar que empresas e terceiros façam por ele.

Assim, além de gerar o empoderamento necessário para um bom vendedor, permite que tenha uma independência profissional maior e mais relevante. 

Apresentando o segundo Comportamento, nosso cliente, junto ao seu vendedor conseguiu enxergar que não bastava ter uma grande procura e uma excelente audiência, se não soubesse tratar.

Por fim, chegamos ao terceiro hábito.

Nesse momento, nosso cliente já havia enxergado onde e como agiria daqui para frente, e foi quando apresentamos o terceiro comportamento.

APRESENTAÇÃO

Utilizei nesta hora, a frase “aprendemos mais quando estamos ouvindo“, isso deu introdução para dizermos que o bom vendedor é aquele em que sabe fazer as perguntas corretas e escutar mais o cliente do que querer apresentar seu produto,

A apresentação do produto é sim necessária, porém seu cliente busca uma solução para uma “dor” que ele vem sentindo.

Saber identificá-lo e apresentar seu produto como a solução, é uma dádiva daqueles que realizam as perguntas certas e são pacientes em ouvir as respostas que realizam a venda sozinhas. 

Portanto com estas informações, não somente este cliente, mas todos em nosso portfólio conseguiram aproveitar muito mais dos resultados que entregamos, e entregamos até os dias de hoje.

O conhecimento e aprendizado para a evolução, é uma dádiva para todos, porém levar este conhecimento para a prática e transformá-lo em sabedoria, é só para os que buscam resultados.

Caso queira mais conhecimento sobre vendas e informações que agregam em seus resultados, estamos à disposição para ajudar.

Conheça a melhor Agência de Marketing digital de São Bernardo do Campo!

Para não perder nossos conteúdos, siga nossas redes sociais @blogconsultor e participe de nossas aulas no nosso Canal do YouTube.

Quer aprender a melhorar sua comunicação? Conheça o nosso artigo “Como Fazer o Marketing Digital da Minha Empresa”.