Como você está tentando vender o seu produto? Utilizando estratégias de Marketing tradicionais, como procurar pessoas na rua ou em ambientes comerciais e entregar panfletos?

Já parou para pensar que, muitas vezes, essas pessoas não estão interessadas no seu serviço/produto? Muitas vezes estão preocupadas com questões do dia a dia delas mesmas.

Então vamos dizer que você, em um dia, conseguiu chegar até 100 pessoas, quantas dessas pessoas realmente prestou atenção e se interessou pelo que você estava vendendo?

Frustrante, não é mesmo?

Mas existe uma estratégia de Marketing que pode fazer você aumentar as suas vendas, e manter ou até diminuir os custos com o Marketing que você produz.

Essa estratégia se chama “Inbound Marketing”, já ouviu falar?

É uma estratégia que pode segmentar o seu público, fazendo com que as pessoas certas cheguem até você, e ainda melhor, que essas pessoas queiram escutar o que você tem para oferecer.

Isso é Inbound Marketing – precisão. (quanto de dinheiro investir para divulgar e gerar lucro.

O que é Inbound Marketing e para que serve?

O Inbound Marketing é uma estratégia de Marketing de precisão. Isso porque, com essa estratégia você sabe exatamente quanto dinheiro investir para divulgar e gerar lucro.

Essa estratégia serve para segmentar o seu público, e principalmente trazer para você somente pessoas realmente interessadas em comprar o que você tem para vender. Podendo entender mais a fundo sobre as características do seu público.

Segmentando essas pessoas em idade, perfil, interesse e até mesmo localização.

Direcionando assim, o seu anúncio, para apenas as pessoas corretas, tendo uma porcentagem de conversão muito maior do que você espera.

Como fazer isso na prática?

Essa estratégia de Marketing é feita baseada totalmente em conteúdo.

Esses conteúdos são distribuídos nos maiores buscadores, ou seja, na maior fonte de pesquisa do seu público, como o Google, Facebook, Instagram, Linkedin, Blogs e muito mais.

Mas que conteúdos são esses? Eles podem se textos, vídeos, e-books, manuais ou qualquer outro conteúdo eu agregue valor informativo sobre o seu negócio.

Assim, esse conteúdo vai fazer com que o seu cliente entre na primeira, das 5 etapas do Inbound Marketing:

Atrair

Nessa etapa você vai criar conteúdos chamativos, que vão gerar autoridade sobre a sua marca, fazendo com que o público veja a sua empresa com outros olhos.

Converter

Assim, usando um material específico, e mais aprofundado, você vai atrair e começar a capturar informações sobre o público que está interessado no seu conteúdo (potencial cliente). Então, ofereça aos seus clientes, um material que ele só terá acesso em troca de alguma informação, como o e-mail, por exemplo.

Aqui, ele se torna um Lead.

Relacionar

Mantenha contato, aproveite um assunto em comum para entrar em outros assuntos. Isso é o que você vai fazer com o seu cliente. Ou seja, mantenha o cliente ligado nos seus conteúdos, e passe mais complexidade a cada contato até o seu cliente entender que o seu serviço ou produto pode solucionar o problema dele. Por fim, é aí que você oferece a venda.

Vender

Aqui você vai analisar se o seu Lead já está preparado para realizar a compra. – Ele pode visitar a sua página de preço no site, pedir um orçamento ou converteu em algo específico sobre o seu negócio.

Essas são algumas maneiras de perceber que o seu Lead está preparado para a compra. Mas antes você vai entender as necessidades do seu cliente, e mostrar como o seu produto pode ajudar esse cliente.

Analisar

Medir cada ação e analisar o que funciona ou não para o seu negócio é um fator muito importante. Assim, é possível fazer isso através de números, dados e relatórios.

Agora, você acabou de conhecer um pouco sobre o Funil de Vendas.

Diferença entre Inbound e Outbound Marketing

Os dois conceitos são estratégias de Marketing, focadas especialmente em vendas.

O Outbound marketing é uma estratégia mais ativa, já o Inbound é mais receptivo. Mas as duas estratégias são altamente funcionais para o Marketing, e cada empresa precisa analisar qual será a estratégia utilizada, de acordo com o problema apresentado.

Vamos conhecer as diferenças entre as duas.

Outbound:

O Outbound marketing é um tipo de marketing mais “agressivo”, sem muita conversinha, o foco é total em prospecção e vendas.

Aqui, você vai atrás do cliente onde ele estiver, na rua, manda e-mail, redes sociais, e busca o Lead para a sua base.

Mas o mais importante aqui, é conhecer bem as dores do cliente, o nicho e o mercado que se encontra, porque só assim você terá uma base forte e bem estruturada sobre o que o seu cliente procura.

E ainda mais importante, como você pode resolver um problema do seu cliente. Nesse tipo de estratégia você contata diretamente o seu Lead, e apresenta o problema e a solução, com base nos interesses de cada cliente.

Então você precisa ter bem definida a maneira que você vai prospectar – como vai encontrar e trazer clientes – as dores do cliente e a maneira que você vai estimulá-lo para abrir um canal de comunicação com você.

Então, aqui os passos são:

  1. Prospectar
  2. Conhecer as dores
  3. Abrir um Canal de comunicação
  4. Proposta/Conversa/Venda

Diferente do Inbound Marketing, essa é uma estratégia “mais rápida e objetiva”

Inbound:

Primeiramente, para entendermos melhor, o Inbound Marketing é mais leve e receptivo, e a compra acontece como uma consequência.

Aposto que já viu a sua mãe, avó e até irmã receber uma amiga para tomar um café, e no meio da conversa, ela apresenta os produtos Avon que ela revende, trazendo um conteúdo mais informativo.

“Esse produto é apaixonante e pode fazer um milagre na hidratação da sua pele”

E o que era um café, se torna uma encomenda. É assim que o Inbound Marketing funciona.

O foco é vender, assim como o Outbound, mas a estratégia é mais de persuasão.

Aqui, você faz com que o seu cliente queira entrar em contato com você!

No Marketing Digital, esse “cafezinho” é através de conteúdos associados aos seus serviços/produtos, como posts em redes sociais, blogs, infográficos, e-books, webinar…

Aqui, você também precisa entender as dores do seu cliente, e entender como pode ajudá-lo a resolver. Mas você ainda precisa entender a jornada do seu cliente, por onde ele passa até chegar até você, assim você entende o nível de interesse.

Isso é chamado de regra de qualificação. Aquele cliente vai valer algo para você? Ele já está interessado? Posso oferecer o meu produto? Ele vai converter? Quais conteúdos ele está mais interessado? E o que isso quer dizer?

Então, agora você já está pronto para criar a sua própria estratégia de Inbound ou Outbound.

Qual dessas duas a sua empresa mais precisa?