Qual a importância das redes sociais para sua empresa?

Todos nós sabemos que para estarmos por dentro de tudo, é preciso estar ligado nas redes sociais, mas para a empresa, é tão benéfico assim?

Em primeiro lugar, é bom ressaltarmos que as redes sociais mudaram a maneira como as pessoas interagem entre si, e como toda mudança, as empresas precisam acompanhar, caso contrário a sua empresa ficará para trás, e você não quer isso, não é mesmo?

Devemos saber que as redes sociais podem servir como um espaço para criação e divulgação do conteúdo, além de ser um espaço para interação. Mas por que é tão importante uma empresa estar presente nas redes sociais?

Estudos confirmam que 97% da população brasileira já tem acesso à internet, são mais de 150 milhões de pessoas, e na América Latina, o Brasil é o país que mais consome redes sociais. Já entendeu por que a sua empresa precisa estar nos meios digitais?

As mídias sociais possibilitam que as pessoas compartilhem informações, o que gera mais audiência, além de serem capazes de fazer comentários sobre determinado conteúdo, mas os comentários não podem ser controlados, apenas influenciados, e é por isso que você deve fazer uma campanha pensando em cada detalhe, por isso é importante ter uma persona também.

Temos outro artigo falando apenas disso, clique aqui para acessá-lo.

Além disso tudo, os consumidores podem expressar suas opiniões em relação aos produtos, e hoje, é de extrema importância que você tenha comentários positivos, uma vez que isso pode definir a decisão final do seu cliente, tanto positivamente, quanto negativamente.

8 MOTIVOS PELOS QUAIS A SUA EMPRESA DEVE ESTAR PRESENTE NAS MÍDIAS SOCIAIS E DICAS PARA SUA EMPRESAR NÃO COMETER ERROS:

Pessoas ligadas 24 horas por dia, consumindo conteúdo o tempo todo.

As pessoas estão conectadas o tempo todo, o que aumenta a chance de você divulgar o seu conteúdo. Assim, as pessoas, a qualquer hora, podem consumir e compartilhar e o seu conteúdo pode ser visto por muitas outras pessoas, ou seja, você poderá atingir muito mais potenciais clientes com as redes sociais.

Possibilidade de interagir e se aproximar dos clientes.

Com a facilidade de interação entre as pessoas, fica muito mais fácil de atrair clientes e interagir com eles, por comentários e até conversas privadas. O cliente passa a saber facilmente as informações do produto. E você pode vender mais rapidamente.

Comunicação direta entre consumidores e empresa.

Uma vez que você divulga o seu conteúdo nas redes sociais, ele está propenso a comentários e compartilhamentos, o que pode potencializar suas vendas.

Quando uma pessoa comenta algo positivo em alguma postagem, a própria empresa pode tomar frente e falar com aquela pessoa, e ela acaba se tornando um potencial cliente (mas lembre-se de ser cauteloso, sem invadir muito o espaço da pessoa).

Além de poder te ajudar com comentários negativos, onde a sua empresa pode resolver o problema diretamente, evitando comentários no “Reclame Aqui”

Mais agilidade, velocidade e praticidade.

Esse é um bem das redes sociais. É muito mais rápido converter os potenciais clientes, mas é necessário criar uma boa estratégia e pensar no caminho que ele percorrerá para adquirir o seu produto. Esse caminho deve ser bem pensado, para que o cliente não desista no meio.

Maior autoridade da sua marca.

Quando você se mostra nas redes sociais, e ganha pontos positivos, é normal que as pessoas te olhem com um olhar diferente. Ainda mais se você mostra que domina um assunto e que conhece as dores e necessidades do seu cliente, trazendo mais autoridade e reconhecimento para sua marca.

Tráfego de qualidade.

Certamente haverá mais visitas interessadas em seu site, ou seja, mais potencial de conversão, e isso aumentará, gradativamente, a relevância da sua marca.

Novos clientes através da influência.

Através de compartilhamentos, outras pessoas serão influenciadas a comprar com você também. O que vai trazer como resultado, mais tráfego de qualidade, que já falamos por aqui.

Maneira mais rápida de fidelizar clientes.

Com as redes sociais, fica muito mais fácil de ficar conectado com os clientes, trazendo mais confiança na hora de comprar, e até antes, considerando que você pode mostrar tudo sobre o seu produto e até o porquê as pessoas deveriam comprar com você e não com outras marcas.

Fatores importantes que você deve saber antes de entrar para as redes sociais

– Nem sempre os consumidores serão receptores de anúncios, que significa que você deve fazer um anúncio para um grupo de pessoas que já têm interesse em seu produto ou serviço, para que essas pessoas gerem o engajamento.

– Esteja onde seu cliente está. Você deve acompanhá-los. Não adianta fazer uma excelente campanha no Twitter, se os seus clientes estão presentes no Instagram.

– A organização também é de extrema importância. É muito fácil se perder e acabar perdendo clientes nas mídias sociais. Você tem que ser rápido e ter tudo muito bem planejado, para que não fracasse.

COMO VENDER MAIS NAS REDES SOCIAIS:

Primeiramente você deve saber que para atingir um público, você deve produzir um conteúdo de qualidade. Por isso, é muito importante que você conheça bem os seus clientes, em especial sua persona, para que você consiga o atingir.

Assim, você pode se basear nas dores e postar conteúdos com respostas e soluções para que seus clientes fiquem mais interessados e queiram saber mais. Além disso, é de muita importância que você poste frequentemente e tenha um planejamento (indico um calendário editorial), caso contrário, suas publicações não serão enviadas.

Em seguida, é importante que você invista em uma identidade visual, para que os clientes possam lembrar da sua marca, pelo impacto que causará nas pessoas. Esse é um fator que deve estar bem definido.

Organização é fundamental para ministrar as redes sociais, sem organização, você deixará os potenciais clientes escaparem. É preciso tomar muito cuidado para não os deixar sem resposta, você precisa criar uma conexão com eles.

São dicas de extrema importância, então anota aí!

LISTA DAS REDES SOCIAIS MAIS USADAS E COMO CRESCER ATRAVÉS DELAS

Não sabe por onde começar? Calma, vamos explicar cada uma das redes mais utilizadas pelos brasileiros.

YouTube

Seguindo nossos conselhos, sempre com a identidade visual muito marcante, você deve criar um canal da sua marca e postar conteúdos diversos, fuja da “mesmice”. Publique histórias, dicas e o que os seus clientes acham mais interessante, lembre-se de se basear em fatos, não no seu achismo. Aproveite de tudo que a plataforma disponibiliza para você, existem ferramentas para analisar os resultados que seus vídeos estão trazendo.

Facebook

Estar no Facebook é fácil, mas será que vender por lá é tanto assim?

Para vendas através do Facebook, você deve integrar o seu e-commerce, para facilitar a compra de seus clientes, que poderão realizar a compra sem sair do próprio aplicativo, isso fará com que você tenha mais conversões, uma vez que os clientes percebem a praticidade que é comprar com você.

Além disso, você também pode impulsionar Facebook com uma ferramenta chamada Facebook ADS, que é uma ferramenta de anúncios que faz com que as suas publicações apareçam para as pessoas. Isso porque o Facebook coloca como prioridade publicações de amigos e família.

WhatsApp

O WhatsApp é um queridinho, e temos um artigo falando especialmente sobre ele, clique aqui para ler.

Resumidamente, você pode utilizar todas as funções disponíveis para o WhatsApp, e pode até baixar o “WhatsApp Business”, para organizar melhor a sua empresa, e não misturar com a vida pessoal.

Com o WhatsApp você pode adicionar detalhes da empresa, catálogo, organizar as conversas por etiqueta e muitas outras coisas, além de poder conversar instantaneamente com os clientes.

Além de poder criar uma conexão maior com os seus clientes, garantindo o sucesso de seu produto/serviço. É bom para mandar avisos, promoções, sorteios e eventos.

Instagram

O Instagram é uma verdadeira vitrine online, e se você ainda não está presente nele, está, certamente, perdendo tempo.

Você pode chamar atenção de potenciais clientes de diversas maneiras, já que o Instagram possui vários formatos, como stories, reels, igtv e feed.

Percebe que tudo é muito visual? Então poste imagens caprichadas, não poste imagens vagas e rasas, o visual é tudo!

Além disso, você pode utilizar as Hashtags nas legendas, que é ótimo para atingir mais visualizações, e agora as pessoas podem seguir as Hashtags, a fim de ver mais sobre o tema, então estude-as e não perca mais tempo.

Você pode usar o Instagram ADS para potencializar os seus resultados, a mídia paga é ótima para o Instagram. Essa rede social também tem uma ferramenta chamada “Instagram Shopping”, onde você pode adicionar um botão com um link nas imagens para que a compra do cliente seja mais fácil, gerando um tráfego qualificado, que também já falamos por aqui.

E aí, ainda está em dúvidas se a sua empresa deve estar presente nas redes sociais? Conheça nossa Agência de Marketing Digital do ABC

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Leia: Como fazer o Marketing Digital da Minha Empresa e O que é Roma e como criar conteúdo?

RECOMENDAÇÃO DE LIVRO

Se você se interessou pelo conteúdo leia mais sobre nesse livro: INFLUENCER: Construindo sua marca pessoal na era das mídias sociais