Falaremos sobre algoritmos hoje! Se você trabalha com Marketing Digital, seja para alguém, seja para você mesmo, com certeza você já se questionou “Como funciona a entrega do meu conteúdo?”

Aprenda neste artigo como tornar o seu conteúdo mais relevante para as plataformas que utiliza!

No artigo de hoje, falaremos sobre os algoritmos das 3 redes sociais mais famosas, começando pelo:

FACEBOOK

Uma das redes sociais mais difíceis de receber audiência orgânica, até mesmo para as grandes empresas. Isso acontece porque está em constante mudança, para personalizar a experiência do usuário.

Os algoritmos do Facebook é chamado de EdgeRank, e ainda é um mistério para muitos, mas separamos para você as melhores informações.

Ele é um algoritmo que analisa cada passo do usuário, como curtidas, compartilhamentos, comentários, retenção e até com quem mais interage.

O que ele analisa:

– Afinidade

– Relevância e tipo de conteúdo

– Recência da publicação

Existem também as políticas do Facebook, algumas coisas são proibidas e fazem o seu conteúdo não ser enviado, mas isso não é mistério para ninguém!

Além disso, você ainda pode ter problemas com publicações que não são suas, quando você não dá os devidos créditos.

Para criar um bom conteúdo para o Facebook, faça teste e analise-os com a ferramenta gratuita “Facebook Insights”.

O facebook é uma das plataformas que entrega o menor resultado, isso acontece devido a quantidade de pessoas que utilizam o mesmo! Quanto mais pessoas utilizam à plataforma menor a entrega orgânica. Isso acontece com todas as ferramentas, imagine uma pizza, se dividido entre 4 pessoas, teremos 2 pedaços para cada. Agora se dividido em 8 pessoas, seria apenas um.

Quanto mais pessoas utilizarem a plataforma e quanto mais postagens tiver, menor tende a ser o alcance da sua postagem.

INSTAGRAM

No total, temos mais de 95 milhões de postagens por dia no Instagram. E é por isso que é tão importante conhecer esses algoritmos. O seu conteúdo tem que ser o mais bem elaborado e o que mais chama atenção.

Já é difícil se destacar no Instagram, pela limitação das suas postagens, ou seja, apenas 10% dos seus seguidores conseguem ver o que você posta. Isso é frustrante para aqueles que fazem um ótimo conteúdo.

O algoritmo do Instagram funciona como o Facebook, sendo assim, as postagens que têm mais envolvimento, geram mais alcance. Além de colocarem na sua timeline, aquilo que você provavelmente vai gostar, com base em interações anteriores. Sim o Facebook tem uma inteligência artificial a seu favor e para aqueles que não sabem o Facebook, Instagram e Whatsapp são do mesmo dono então as funções e logaritmos tendem a ser as mesmas!

Dentro do Instagram temos o famoso “Stories”, que ganhou muita força de um tempo para cá. O que define se o seu story será enviado para os seus seguidores ou não, são as interações que ele tem, ou seja, procure postar conteúdos mais interativos, pelo menos no começo.

Além disso, o algoritmo do Instagram contabiliza muito a sua interação com os seus seguidores, então se você não costuma responder os comentários, pode começar!

Por fim, não se esqueça de utilizar #’s, e criar vídeos, tanto no IGTV, quanto no Reels, mas cuidado com o conteúdo postado, lembre-se de sempre tentar entreter o consumidor.

Nessas horas, pense como cliente. Você gostaria de consumir aquilo que postou?

Lembre-se de sempre analisar as métricas, você também pode usar o Instagram Insights, assim como o Facebook.

Hoje a maior entrega orgânica do instagram é no Rells.

Segue abaixo a lista de

Interações mais importantes:

TIKTOK

O algoritmo desse aqui ainda é a dúvida de muitos, e é exatamente por isso que estamos aqui.

Com certeza você já se pegou pensando “por que o TikTok não envia os meus vídeos?”

De fato, a “For you”, que é a timeline dessa rede social, é personalizada para cada um, de acordo com os gostos e interações dela. Mas se você fizer um bom conteúdo, que vai chamar atenção do seu cliente ideal, você não terá problemas com isso.

O interessante é que o que chega na sua For You, é apenas sobre o conteúdo do vídeo, não sobre o criador. Isso faz com que possam aparecer diversos vídeos sobre um conteúdo, mas de diferentes contas.

Ao longo do tempo, a pessoa passa a viver uma bolha dentro do aplicativo, por estar consumindo o mesmo tipo de conteúdo.

E por isso, o TikTok faz algumas restrições para vídeos recomendados e coloca vídeos com um novo conteúdo, a fim de fazer o usuário conhecer outros tipos de conteúdo.

Isso pode ser bom para você, para atingir novas pessoas, e ruim também, por parar de aparecer com tanta frequência para as pessoas que são interessadas no seu conteúdo.

Enfim, algoritmos são uma pedra no sapato de quem produz conteúdo, né?

Mas nada como um bom estudo de plataforma não resolva. Aqui colocamos algumas dicas para que você possa fazer sucesso nessas Redes Sociais.

Acreditamos que você também gostaria de ler o nosso artigo sobre “A importância das Redes Sociais para as empresas

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Até o próximo!